ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

 

 

Acesso ao Ensino Superior

 

O acesso ao ensino superior pela via do ensino universitário, isto é, pela licenciatura requer a realização de provas de ingresso (exigidas para cada curso e fixadas por cada instituição, não podendo, regra geral, ser em número superior a dois), equivalentes aos exames finais nacionais do ensino secundário. Estes exames são válidos no ano da sua realização e nos dois anos seguintes, por isso, mesmo que ainda estejas a frequentar o 2º ano, podes fazer a inscrição para exame nas disciplinas bianuais, caso pretendas antecipar as provas de ingresso do próximo ano. 

 

  • Plataforma de Inscrição 

Assim, se queres concorrer a uma licenciatura deves fazer a inscrição para os exames nacionais, cujo prazo decorre de 4 a 17 de abril. Esta inscrição é feita através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE), selecionando como escola de origem PombalProf (não ETAP). A PIEPE é uma plataforma que permite ao encarregado de educação ou ao aluno maior de idade realizar a inscrição, quando necessário, nas provas finais, nos exames finais nacionais, provas de equivalência à frequência e provas a nível de escola.  

 

Terás ainda que fazer o Pedido de Senha para a Candidatura On-Line através da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).   

Para este processo a documentação necessária é:  

  1. Cópia do Cartão de Cidadão; 
  1. Recibo do pedido de atribuição de senha para acesso ao sistema de candidatura online;  
  1. Cartão de Vacinas atualizado; 
  1. Declaração onde refira que se prevê a conclusão do curso até 31 de julho de 2022 (que deverás solicitar na secretaria da escola – junto à D. Carla Francisco).

 

Se tiveres dúvidas podes ainda consultar o Guia Geral de Exames onde está presente toda a informação referente ao acesso ao ensino superior do ano de 2023, ou informar-te junto de um dos elementos do SPO, na sala D4.  

Os alunos que pretendam realizar exames de acesso na rede de provas do ensino profissional (concurso especial para titulares de diploma de Técnico Superior Profissional) apenas fazem inscrição no site: Rede Provas Centro | Acesso Ensino Superior (ainda não tem datas de inscrição definidas). 

 

Se o teu objetivo é seguir para um Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) não necessitas de proceder a esta inscrição.

 

O ingresso nos cursos técnicos superiores profissionais realiza-se através de um concurso organizado pelas instituições de ensino superior. As condições de ingresso em cada curso técnico superior profissional são fixadas pela instituição de ensino superior, em função da área de estudos em que aquele se integra, sendo que as condições terão como referencial os conhecimentos e aptidões correspondentes ao nível do ensino secundário nas áreas relevantes para cada curso. 

 

Vais fazer os exames finais nacionais? Descobre e explora o Arquivo de Provas e Exames finais nacionais do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), onde tens um catálogo de provas e exames utilizados como provas de ingresso em anos anteriores, bem como acesso aos critérios de classificação utilizados na cotação. Ainda tens a possibilidade de adquirir livros com proposta de resolução, acompanhada da explicitação ou dos fundamentos dessa resolução, possibilitando o trabalho autónomo e a apropriação dos conhecimentos e das competências que são objeto de avaliação. Em alternativa aos aqui sugeridos, existem os manuais de preparação para os exames finais nacionais da Porto Editora que têm a vantagem de incluir resumos dos conteúdos lecionados ao longo dos três anos e que poderão incidir nos exames, bem como questões com soluções e exames de anos anteriores resolvidos.  

 

 

Calendário de Inscrições no CtesP IPL Leiria »  AQUI