Aconselha-se:

• Estar atento ao aparecimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória;

• Medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar os valores;

• Verificar se alguma das pessoas com quem convive de perto, desenvolvem sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória);

• Caso apareça algum dos sintomas referidos (no próprio ou nos seus conviventes), não se deslocar de imediato aos serviços de saúde;

• Telefonar antes para o SNS24 (808 24 24 24) e seguir as suas orientações.

Recomenda-se também:

• Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;

• Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;

• Usar, em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;

• Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;

• Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;

• Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;

• Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;

A evolução da situação pode ser acompanhada em www.dgs.pt

Estas medidas enquadram-se na Emergência de Saúde Pública Internacional declarada pela OMS, na sequência da epidemia por um novo coronavírus. Os Países aumentaram a sua vigilância para diagnosticar rapidamente possíveis novos casos de COVID-19.

Plano de Contingência

O “Plano de Contingência da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal” pretende antecipar e gerir o impacto do atual surto de doença por Coronavírus SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19 (denominado doravante COVID-19), na Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (doravante ETAP) e, em particular, em todos os que frequentam este estabelecimento de ensino e formação, nomeadamente alunos/formandos e colaboradores.

O objetivo principal do Plano de Contingência é preparar a ETAP para gerir o risco de infeção e enfrentar eventuais casos de doença, minimizando a sua transmissão e o seu impacto na Escola e na comunidade.

O presente Plano foi preparado com base num conjunto de informações e orientações da DGEstE e da Direção-Geral da Saúde, que serão atualizadas de acordo com a evolução da situação, e visa:

• Preparar a resposta para minimizar as condições de propagação do COVID-19.
• Definir a estrutura de coordenação da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal.
• Preparar resposta às necessidades de comunicação para o interior e para o exterior da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal.

O Plano de Contingência tem ainda os seguintes objetivos:

i. Reduzir o risco de contaminação nos locais de formação e de trabalho;
ii. Assegurar o funcionamento dos órgãos e serviços da Escola Tecnológica, Artística e
Profissional de Pombal;
iii. Envolver as entidades oficiais que possam garantir o apoio em caso de pandemia;
iv. Gerir a informação, interna e externa.

Download Plano de Contingência