AS 5 COMPETÊNCIAS QUE AS EMPRESAS MAIS PROCURAM NOS CANDIDATOS

Ser um problem solver, trabalhar em equipa e ter atenção ao detalhe são três das competências que as empresas mais procuram este ano, segundo uma pesquisa da escola de tecnologia Ironhack. Na análise é realçado o facto de que as empresas estão cada vez mais exigentes em relação às competências dos seus candidatos, tanto em soft como hard skills. Nesse sentido, este é o top 5 das competências mais procuradas entre os candidatos em 2021:

1. Motivação em aprender

A mentalidade de crescimento, ou também denominada como motivação em aprender, é uma das habilidades que se destaca. As características que desenvolvem esta competência são a curiosidade e vontade de saber mais. A maioria das empresas prefere candidatos que tenham esta motivação e que sejam flexíveis, do que alguém que tenha todas as habilidades técnicas e não tenha curiosidade.

1. Resolução de Problemas

Independentemente de o candidato apresentar todas as competências técnicas, ter a resolução de problemas como característica presente no seu perfil é fator decisivo para ser, ou não, escolhido na fase de recrutamento. Ser um problem solver ou e ter a arte de “saber desenrascar” é um dos atributos mais valorizados, sendo que as capacidades de análise e pensamento crítico estão interligadas com esta competência.

1. Trabalho de Equipa

Não é segredo que as empresas procuram candidatos que pensem em equipa e que não sejam individualistas. Esta competência está, novamente, na lista das top skills pela sua importância no mundo do trabalho. Saber trabalhar em equipa é fundamental para aumentar a produtividade, a eficácia e a satisfação no trabalho.

1. Boas capacidades de comunicação

As competências de comunicação são cada vez mais valorizadas. A forma como se ouve, fala, partilham-se ideias, como se dá e recebe feedback, como se enfrenta o público ou utiliza a linguagem corporal, como se lida com conflitos e se é ou não empático ou simpático, são algumas das características a que os recrutadores prestam atenção. Estas aptidões são transversais a qualquer atividade e são valorizadas em qualquer área de trabalho.

1. Atenção ao Detalhe

A atenção ao detalhe é uma qualidade que é altamente desejável para os recrutadores. Embora, não seja importante para todos os setores e funções, esta competência significa melhor trabalho e maior eficácia na execução das tarefas que a função exige. Assim, os funcionários com grande atenção ao detalhe não vivem para o “feito é melhor do que perfeito”, sendo que tentam apresentar e executar o seu trabalho da melhor forma possível.