ERASMUS

No âmbito do projeto Erasmus +, os alunos da ETAP têm tido a possibilidade de estagiar em empresas e são motivados a vivenciar novas experiências, partilha de saberes e de culturas, em mobilidades que se têm realizado em vários países da Europa, nomeadamente Irlanda, Áustria, Alemanha, França e Itália. Por sua via, vários elementos do corpo docente e não docente da Escola têm oportunidade de efetuar mobilidades de partilha e observação de boas práticas em países como a Finlândia, Suécia e Áustria.

Nos últimos 6 anos, a ETAP realizou mais de 150 mobilidades na Europa.

MOBILIDADE ESTÁGIOS CURRICULARES

1. Nome e código do projeto: ETAP VALE + - Viaja, Aprende Línguas na Europa - Projeto 2023-1-PT01-KA121-VET-000147910

Os objetivos deste projeto são:

• Promover a aprendizagem de línguas e culturas como passaporte para a cidadania e o mundo do trabalho
  • Dotar os alunos e a equipa da ETAP de oportunidades e ferramentas de realização pessoal
  • Fortalecer o papel da ETAP como elo de ligação à Europa e ao mundo de trabalho

2. Características das bolsas:

PAÍS CIDADE PARTIDA REGRESSO Nº BOLSAS

ALUNOS/CURSOS

PREVISTOS

A definir A definir Maio 2024 Agosto 2024 3

Estágio Curricular:

Eletromecânica

Mec. Automóvel

Mecatrónica

Polímeros

Vendas

Farmácia

3. Características das bolsas:

Duração

Estágios curriculares:
100 dias

Curso de Língua Através da plataforma online OLS
Seguro

Acidentes pessoais;
Responsabilidade Civil; Acidentes de trabalho

Dinheiro de subsistência A atribuir de acordo com as características específicas de cada mobilidade (500€/mês valor mínimo assegurado)
Alojamento Em quarto single ou duplo e regime de self-catering
Viagem De ida e volta de avião
Preparação Intercultural Sessão a realizar antes da partida

4. Procedimentos para concorrer

1. Preenchimento do formulário de inscrição (manifestação de interesse),
  2. Entrevista: motivação, planos para o futuro, oportunidades de viajar fora do projeto, competências interpessoais e conhecimento da língua do destino e/ou inglês;

5. Critérios de seleção:

• Análise da entrevista para seriação e perfil pessoal e escolar (60%)
  • Análise ao percurso escolar (40%), valorizando-se o progresso ao longo do curso

A ETAP, enquanto escola inclusiva, para garantir a igualdade de oportunidades e promover a participação de alunos que beneficiam de medidas seletivas de suporte à aprendizagem e à inclusão ou de condições económicas mais frágeis, introduz uma majoração extra de 10% para estes alunos.

6. Datas

Estágios curriculares