CURSOS DE APRENDIZAGEM

Técnico/a de Soldadura

Descrição

Saídas Profissionais

Fica apto a planear e executar o trabalho de soldadura, efetuando a escolha dos processos, equipamentos e materiais de adição a utilizar, de acordo com as instruções técnicas, respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

O QUE FAZ:
- Prepara e organiza o trabalho de soldadura de conjuntos, estruturas e tubagens metálicas cumprindo as medidas de segurança de modo a reduzir os riscos associados aos diferentes processos de soldadura.
- Analisa e interpreta desenhos e documentação técnica, esboços, esquemas e outra documentação técnica relativa a uma determinada obra e equipamentos em construção soldada.
- Efetua a conservação dos equipamentos, dos consumíveis e das ferramentas utilizadas, de acordo com os procedimentos adequados.
- Analisa a documentação necessária para a certificação/qualificação de soldadores e/ou operadores de soldadura e para a qualificação de um procedimento de soldadura (RQPS).
- Presta assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o trabalho de soldadura realizado.
- Executa soldaduras topo a topo e de ângulo entre chapas ou chapa / tubo em construções metálicas, de acordo com as diretrizes IIW/EWF, as exigências de qualidade, as normas e códigos específicos da actividade.

Início do curso

A agendar!

Destinatários

Idade inferior a 29 Anos, inclusive; 9º ano completo ou com habilitação superior, ao 9º ano, mas sem a conclusão do 12º ano.