Os cursos profissionais têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem dos alunos. Cada curso encontra-se organizado em três componentes (sociocultural, científica e tecnológica), cada componente está organizada em áreas disciplinares e cada área disciplinar oferece um conjunto de módulos. Entende-se por módulo um conjunto de matéria lecionada e avaliada de imediato. Cada módulo constitui portanto uma unidade coerente de objetivos de ensino/aprendizagem, realizável autonomamente em relação a outras unidade e num lapso de tempo determinado e relativamente curto. O processo de ensino/aprendizagem centra-se no aluno, apoiado em estímulos à auto-aprendizagem e à integração de saberes.
O curso culmina com a apresentação e defesa de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual se deve demonstrar as competências e saberes desenvolvidos ao longo da formação e deve ser acompanhada pelo respetivo relatório final de realização e apreciação crítica do trabalho desenvolvido. Esta Prova é realizada sob a orientação e acompanhamento de um ou mais professores, podendo ser desenvolvida em equipa, dependendo da sua natureza e grau de complexidade. A classificação da PAP é autónome e integra o cálculo da média final do curso.
A FCT visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir. Realiza-se em posto de trabalho em empresas da área de formação, com uma duração de 630 horas. A organização e o desenvolvimento da FCT obedece a um plano, elaborado em conjunto com a escola, a empresa e o estagiário e assinado pelos mesmos, onde são mencionadas as atividades a realizar. A classificação da FCT é autónoma e integra o cálculo da média final do curso, sendo avaliadas as competências pessoais relacionais, competências técnicas/ organizacionais e o relatório final de FCT apresentado.
Os Cursos de Educação e Formação para Jovens (CEF) são uma oportunidade para poder concluir a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos seus interesses ou, para poder prosseguir estudos ou formação que lhe permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho. A conclusão de um CEF, com total aproveitamento, confere uma certificação escolar equivalente ao 9º ano de escolaridade ou ainda um certificado de competências escolares e uma qualificação profissional de nível 2.
Destinam-se a jovens com idade igual ou superior a 15 anos, habilitações escolares inferiores ao 9º ano que procurem uma certificação profissional.
Os alunos que tenham como habilitação, no mínimo, o 9ºAno de escolaridade ou equivalente e menos de 20 anos à data de início dos cursos.
Subsídio de alimentação, reembolso de despesas de transporte, bolsa de material de estudo no caso de ser abrangido por escalão 1 ou 2 da Segurança Social e Bolsa de Profissionalização. Se estiver fora da sua residência habitual poderá ainda receber um subsídio de alojamento.
Sim, tendo no entanto de realizar provas (exames nacionais) em função do curso superior pretendido. No caso de pretender ingressar nos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP)- nível 5 o ingresso é direto, sem necessidade de realizar quaisquer provas.