PERGUNTAS FREQUENTES

Como funcionam os Cursos Profissionais?


Os cursos profissionais têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem dos alunos. Cada curso encontra-se organizado em três componentes (sociocultural, científica e tecnológica), cada componente está organizada em áreas disciplinares e cada área disciplinar oferece um conjunto de módulos. Entende-se por módulo um conjunto de matéria lecionada e avaliada de imediato. Cada módulo constitui portanto uma unidade coerente de objetivos de ensino/aprendizagem, realizável autonomamente em relação a outras unidade e num lapso de tempo determinado e relativamente curto. O processo de ensino/aprendizagem centra-se no aluno, apoiado em estímulos à auto-aprendizagem e à integração de saberes.

O que é a Prova de Aptidão Profissional (PAP)?


O curso culmina com a apresentação e defesa de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual se deve demonstrar as competências e saberes desenvolvidos ao longo da formação e deve ser acompanhada pelo respetivo relatório final de realização e apreciação crítica do trabalho desenvolvido. Esta Prova é realizada sob a orientação e acompanhamento de um ou mais professores, podendo ser desenvolvida em equipa, dependendo da sua natureza e grau de complexidade. A classificação da PAP é autónome e integra o cálculo da média final do curso.

O que é a Formação em Contexto de Trabalho (FCT)?


A FCT visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir. Realiza-se em posto de trabalho em empresas da área de formação, com uma duração de 630 horas. A organização e o desenvolvimento da FCT obedece a um plano, elaborado em conjunto com a escola, a empresa e o estagiário e assinado pelos mesmos, onde são mencionadas as atividades a realizar. A classificação da FCT é autónoma e integra o cálculo da média final do curso, sendo avaliadas as competências pessoais relacionais, competências técnicas/ organizacionais e o relatório final de FCT apresentado.

O que é um Curso de Educação e Formação (CEF)?


Os Cursos de Educação e Formação para Jovens (CEF) são uma oportunidade para poder concluir a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos seus interesses ou, para poder prosseguir estudos ou formação que lhe permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho. A conclusão de um CEF, com total aproveitamento, confere uma certificação escolar equivalente ao 9º ano de escolaridade ou ainda um certificado de competências escolares e uma qualificação profissional de nível 2. 

Quem pode ingressar num Curso CEF, equivalente ao 9.º ano?


Destinam-se a jovens com idade igual ou superior a 15 anos, habilitações escolares inferiores ao 9º ano que procurem uma certificação profissional.

Quem pode candidatar-se à frequência dos cursos profissionais?


Os alunos que tenham como habilitação, no mínimo, o 9ºAno de escolaridade ou equivalente e menos de 20 anos à data de início dos cursos.

Que subsídios posso receber ?


Subsídio de alimentação, reembolso de despesas de transporte, bolsa de material de estudo no caso de ser abrangido por escalão 1 ou 2 da Segurança Social e Bolsa de Profissionalização. Se estiver fora da sua residência habitual poderá ainda receber um subsídio de alojamento.

Posso candidatar-me ao ensino superior ?


Sim, tendo no entanto de realizar provas (exames nacionais) em função do curso superior pretendido. No caso de pretender ingressar nos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP)- nível 5 o ingresso é direto, sem necessidade de realizar quaisquer provas.