Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)
O Serviço de Psicologia e Orientação (S.P.O.) é um serviço educativo especializado, aberto gratuitamente a toda a comunidade escolar. Tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, o seu bem-estar, o seu sucesso escolar e a construção dos seus projetos de vida, tendo como referências o perfil do aluno, o projeto educativo da ETAP e uma perspetiva de educação inclusiva.
Atua de forma integrada e em estreita articulação com a comunidade educativa, corpo docente e não docente, pais e encarregados de educação, outros agentes educativos do meio envolvente. Desenvolve a sua atividade nos domínios do apoio psicopedagógico a alunos e professores, do desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar e da orientação ao longo da vida.
A Equipa
O SPO é composto por uma equipa de três psicólogas seniores e uma psicóloga júnior, uma docente de educação especial, todos a tempo inteiro. Além disso existe a colaboração de uma psicóloga sénior a tempo parcial e de uma assistente social no Centro de Apoio à Aprendizagem.
Ao exercício das funções de psicólogo aplica-se o código deontológico da prática da psicologia da Ordem dos Psicólogos Portugueses, publicado na 2ª Série do Diário da República a 20 de Abril de 2011, Regulamento Nº 258/2011.
Funções Técnicas de um Psicólogo Escolar/Educacional (por referência: ao Referencial técnico para os psicólogos escolares da DGE – 2016 e Decreto-Lei n.º 190/91 de 17 Maio):
Principais atribuições:
Apoiar o desenvolvimento integral dos alunos e a construção da sua identidade
Apoiar os alunos no seu processo de socialização e integração escolar
Prestar serviços de aconselhamento, de avaliação e/ou de apoio psicopedagógico a alunos, professores, não docentes, pais e encarregados de educação, tendo em vista o bem-estar de cada um, a aprendizagem efetiva, o sucesso educativo e a igualdade de oportunidades para todos os alunos
Colaborar na identificação e implementação das medidas de suporte à aprendizagem e inclusão dos alunos em dificuldade
Promover atividades de informação escolar e profissional no ensino básico e ensino secundário
Dinamizar formação para alunos, professores, não docentes e/ou pais e encarregados de educação, de acordo com as necessidades observadas
Colaborar em experiências pedagógicas e/ou em atividades de enriquecimento curricular
Colaborar no desenvolvimento de projetos ou ações que contribuam positivamente para a qualidade pedagógica e/ou relacional da comunidade educativa
Promover consultoria ao pessoal docente e não docente, bem como, encarregados de educação.
Promover programas de prevenção e de promoção de saúde escolar.
Integração e articulação com as equipas existentes na escola
Realizar Orientação Escolar/Vocacional e Desenvolvimento de Carreira junto dos alunos
Dinamizar a iniciativa “Escola de Pais” da ETAP