FORMAÇÃO JOVENS

Cursos Profissionais

 

 

O que é?

 

Os cursos profissionais estão inseridos no ensino secundário e caracterizam-se por uma forte ligação com o mundo profissional.

Têm a duração de três anos letivos e conferem um diploma equivalente ao ensino secundário e um certificado de qualificação profissional de nível 4 permitindo, assim, aos alunos o ingresso no ensino superior, se assim o desejarem.

Os cursos profissionais têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite uma maior flexibilidade e o respeito pelos ritmos individuais de aprendizagem de cada aluno.


Destinatários


- Com 9.º ano de escolaridade ou habilitações legalmente equivalentes;
- Jovens que procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho, tendo em vista uma rápida integração no mercado de trabalho;
- Jovens que não excluem a hipótese de prosseguires estudos.

 

Benefícios/ Apoios aos alunos


A frequência dos cursos é gratuita;
Apoio da Ação Social Escolar, segundo legislação em vigor.

Cursos de Educação e Formação (CEF)

 

 

O que é?

 
Os Cursos de Educação e Formação (CEF) permitem a conclusão da escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos interesses dos jovens, ou, em alternativa, o prosseguimento de estudos/formação que permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho.
Conferem o 9.º ano de Escolaridade e uma Certificação Profissional de nível 2.


Destinatários


- Idade igual ou superior a 15 anos;
- Com o 6.º ano, 7.º ano ou frequência do 8.º ano, pode ingressar num Curso de Educação e Formação do Tipo 2 (duração de 2 anos letivos).
- Com o 8.º ou frequência do 9.º ano, pode ingressar num Curso de Educação e Formação do Tipo 3 (duração de 1 ano letivo).

Cursos de Aprendizagem

 

 

O que é?

 

Os cursos de aprendizagem permitem obter uma certificação escolar e profissional, privilegiando a inserção no mercado de trabalho, potenciada por uma forte componente de formação realizada em contexto de empresa, e o prosseguimento de estudos de nível superior. Nestes cursos os formandos ficam com uma certificação ao nivel do 12º ano e obtêm uma qualificação profissional de nível IV.

 

Destinatários


- Idade inferior a 25 Anos
- 9º ano completo ou com habilitação superior, ao 9º ano, mas sem a conclusão do 12º ano.

 

Benefícios/Apoios aos alunos


- Bolsa de profissionalização
- Bolsa para material de estudo
- Subsídio de alimentação
- Despesas de transporte ou subsídio de transporte