COMO MOTIVAR A SUA EQUIPA

 

QUAL A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NA MOTIVAÇÃO DE EQUIPAS?

Quando pensamos num contexto de trabalho e numa equipa gostamos de imaginar um bom ambiente e uma equipa esforçada, entusiasta e capaz de atingir os seus objetivos. No entanto, se refletirmos melhor sobre estes aspetos conseguimos perceber que gerar motivação numa equipa de trabalho não é tarefa fácil. Aliás, a motivação de equipas pode ser uma das maiores exigências para o líder, uma vez que cada pessoa é diferente, tem formas de estar diferentes e objetivos de vida e profissionais também diferentes, que precisam de se alinhar com os objetivos da organização. Cabe, então, ao líder adaptar-se e gerir a sua equipa no geral e cada elemento em particular, levando as pessoas a adotar comportamentos desejáveis e ajustados que se traduzam em produtividade sustentável e num nível de compromisso cada vez mais elevado.

Cada elemento de uma equipa tem, portanto, um papel específico a desempenhar dentro da mesma e irá desenvolver atividades e comportamentos de acordo com o esperado pelo líder e pelos restantes membros. Se estes papéis não forem bem definidos e desempenhados de acordo com as expectativas da equipa torna-se difícil sustentar o seu funcionamento de forma produtiva. No entanto, se uma equipa estiver motivada e funcionar de forma coesa, satisfazendo algumas das necessidades individuais e coletivas, conseguirá resolver vários dos problemas de gestão, comunicação e coordenação dentro da organização, rumo ao sucesso.  

Podemos, então, encarar a Motivação como um conjunto de “forças energéticas que têm origem quer no indivíduo quer fora dele, e que dão origem ao comportamento de trabalho, determinando a sua forma, direção, intensidade e duração” (Pina e Cunha, 2007) através, também, do seu esforço e da sua persistência face aos obstáculos.

 

COMO PODE MOTIVAR A SUA EQUIPA DE TRABALHO?

Um líder à altura do seu papel deve “perceber o que motiva os seus colaboradores, o que estes apreciam na função, no ambiente, na equipa e o que os leva a darem esse algo mais” (Costa, 2012). Alguns autores defendem que são os fatores intrínsecos que mais importam para as pessoas se sentirem motivadas, enquanto que para outros são fatores extrínsecos.

motivação intrínseca está relacionada com os projetos, interesses e objetivos pessoais refletidos em comportamentos de trabalho que permitem à pessoa sentir-se entusiasmada, realizada e autora da sua própria vida. A motivação extrínseca refere-se ao contexto, situações e clima organizacional, nomeadamente, a remuneração, a formação ou atividades realizadas, o reconhecimento pelos pares, benefícios, incentivos etc. que ajudam as pessoas a manterem-se envolvidas com o seu trabalho. Estes últimos podem e devem ser encarados como complementares e potenciadores dos fatores internos.

No geral podemos, então, dizer que para uma liderança e motivação de equipas eficaz deve:

  • Estabelecer objetivos claros e precisos logo à partida;

  • Delegar funções;

  • Gerar confiança entre todos os elementos da equipa, comunicando com eles;

  • Incluir fatores de inspiração no trabalho;

  • Partilhar uma visão do futuro e ter, se possível, um conhecimento aprofundado de todas estas realidades - individuais e coletivas -, de maneira a poder antecipar problemas e influenciar mudanças que possam ocorrer dentro das equipas e organizações;

  • Colocar desafios estimulantes, que promovam novas competências àqueles que trabalham consigo, valorizando sempre o esforço criativo que lhe for apresentado.

 

COMO MANTER A MOTIVAÇÃO DOS SEUS TRABALHADORES?

É fundamental que, para os seus trabalhadores, se manterem motivados estes possam ser envolvidos nas decisões acerca do seu próprio trabalho, do trabalho da equipa e que os seus resultados sejam monitorizados e alvo de avaliação e reflexão, quer sobre os seus aspetos mais positivos, quer sobre aqueles que devem ser alvo de melhoria. Fará sentido, também, estar atento aos sinais que alguns elementos da equipa podem manifestar - todos já passamos por fases em que a rotina, o stress e o cansaço nos foram retirando a energia e, consequentemente, a motivação para fazer mais e melhor.

Para além disso, para conseguir manter a motivação na sua equipa de trabalho deve, igualmente, reconhecer o poder que o elogio, o reforço positivo e incentivos verbais podem ter, algo que, muitas vezes, tendemos a desvalorizar. Neste sentido, para que o elogio seja eficaz deve ter algumas características: deve ser natural e autêntico; público ou privado consoante as características do interlocutor; específico, focando-se em como as coisas foram feitas; oportuno para que não perca o impacto; rápido e personalizado; participado, servindo como exemplo a outros colaboradores e potenciador de novas melhorias no desempenho de quem recebe o elogio (Costa, 2012).

 

Seja, por tudo isto, um exemplo! Comece a motivar os seus colaboradores! Não espere que as coisas dentro da sua equipa de trabalho comecem a correr mal para ter de agir sobre pressão e com consequências, muitas vezes, graves para a sua organização. Aproveite algumas das dicas que aqui sugerimos e vá percebendo as melhorias que elas lhe trazem a si e a todos aqueles que trabalham consigo.