A ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal - iniciou, dia 13 de setembro, um novo ano letivo, com novo recorde no número de turmas de cursos profissionais dos 30 anos da existência deste estabelecimento de ensino.
A ETAP é frequentada por cerca de 500 alunos matriculados em Cursos Profissionais e Cursos de Educação e Formação (CEF), oriundos de 20 concelhos da Região Centro.
Já se haviam registado recordes desde 2015 e este ano voltou a fazer-se história, elevando-se o número total de turmas de cursos profissionais em funcionamento desde a fundação da Escola.
Os alunos matriculados estão distribuídos por várias áreas, nomeadamente: Turismo, Transformação de Polímeros, Programação e Maquinação (CNC), Mecatrónica Automóvel, Mecatrónica, Eletromecânica, Vendas e Auxiliar de Farmácia, no que diz respeito a cursos profissionais, e Mecânica Automóvel relativamente a Cursos de Educação e Formação.
Do sistema de tutorias ao novo curso Técnico Auxiliar de Farmácia, várias são as novidades.
Com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem e combater o abandono escolar, a ETAP passou a adotar o sistema de tutorias, um elemento inovador na escola. Consiste num acompanhamento mais próximo do Diretor de Turma à turma com períodos alargados de trabalho comum. Serão discutidos assuntos relativos ao dia a dia da escola, existindo um objetivo claro de responsabilização da turma e de cada um dos seus alunos no processo de aprendizagem.
A escola está, ainda, a desenvolver um projeto de trabalho por competências, tanto comportamentais como técnicas. Pretende-se assim que, no final dos ciclos de formação, os alunos tenham todas as características essenciais para desempenharem com excelência as profissões deste século e que estejam preparados para enfrentar um futuro de constante mudança.
Outra novidade é o novo curso profissional de Técnico Auxiliar de Farmácia. Este curso, que é ministrado em parceria com a Associação Nacional de Farmácias, dotará os alunos de sólidos conhecimento e competências para exercerem funções de dispensa de medicamentos, entre outras funções inerentes à profissão, de forma eficaz e de acordo com os procedimentos legais. A empregabilidade, face à perspetiva da ANF, é uma das garantias e, ao longo do curso, os formandos terão oportunidade de efetuar estágios em contexto de trabalho em farmácias comunitárias, parafarmácias ou indústrias farmacêuticas.